Meus Projetos
Projetos que estou desenvolvendo com parceiros para viabilidade financeira e sustentável das fazendas.
Projeto de Açaí
​
Nas florestas de várzeas do estuário amazônico, os açaizeiros apresentam grandes densidades de touceiras com elevado número de estipes. Neste ambiente a produção de frutos é boa e ocorre naturalmente durante o ano todo. Entretanto, há períodos que a produção é menor, resultando assim uma grande variação no preço final do produto, cuja comercialização é praticada por ribeirinhos que tem no açaí uma importante fonte de renda familiar.
Além da renda, o "vinho" de açaí, como é chamado pelos ribeirinhos, também é componente principal na alimentação diária dessa população, sendo grande fonte de nutrientes e vitaminas. E mesmo nos meses de entressafra, sempre há o “açaí do bébe”, que é aquele consumido diariamente pelas famílias e acompanha pratos como peixe assado, camarão, caças e outras iguarias.
Mas o que visa o Projeto Açaí
​
-
Atenua as mudanças climáticas;
-
Desenvolvem o social
-
Proporcionam o desenvolvimento sustentável;
-
Protegem a biodiversidade;
-
Diminuem as emissões de gases de efeito estufa;
-
Realizam a gestão sustentável da floresta;
​
Essa visão de gerar o bem em processo é a visão que tenho como médico, como pessoa, meus pais e avós japoneses sempre se maravilharam com a riqueza natural do nosso País, sou um patriota e amo a amazônia, crendo que todos deveriam conhecer mais e fazer mais pela floresta e acredito que essa filosofia seja o caminho para elevar o social promovendo o bem estar, preservando e sendo viável economicamente.
​
​
Manejo Sustentável Florestal
​
O modelo Desenvolvimento Sustentável estimula as comunidades locais. O objetivo é equilibrar a exploração da madeira, com atendimento das necessidades econômicas da população, e a preservação da floresta, em conjunto da biodiversidade da fauna e flora.
​
O trabalho florestal é organizado de modo a não produzir danos à floresta, a garantir que apenas as árvores escolhidas sejam utilizadas. Dessa forma a economia final reconhece o valor da madeira manejada.
O projeto também estimula a renda familiar local e promove a ECOnomia da ragião, gerando beneficio social direto e indireto.